A OpenAI decidiu implementar uma marca d'água nos metadados das imagens produzidas pelo ChatGPT e pela API do Dall-E 3, alinhando-se aos padrões estabelecidos pela C2PA (Coalizão pela Proveniência e Autenticidade de Conteúdo). Além disso, as criações também contarão com um logotipo no canto superior esquerdo.
A C2PA, composta por empresas como Adobe e Microsoft, tem como objetivo criar padrões para rastrear a origem de diversos tipos de mídia. A marca d'água invisível Content Credentials, desenvolvida pelo grupo, revela a ferramenta utilizada para gerar uma imagem, abrangendo não apenas IA, mas também câmeras e programas de edição de imagem.
A OpenAI assegura que essa alteração não afetará significativamente a qualidade das imagens geradas e não prolongará o processo. A marca d'água pode resultar em um aumento leve no tamanho de alguns arquivos.
É importante destacar que a presença da marca d'água não garante a identificação de todas as imagens criadas por IA na internet, uma vez que os metadados podem ser removidos facilmente, seja acidental ou intencionalmente, especialmente em redes sociais que geralmente eliminam essas informações. Mesmo assim, a OpenAI acredita que essa iniciativa contribuirá para estabelecer a proveniência das imagens e incentivar os usuários a reconhecer esses sinais, aumentando a confiabilidade da informação digital.
Escrito e Adaptado por Daniel DeLucca.
Com informações de: OpenAI Help e The Verge
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