Olá, leitores do Alfa de Negócios! Daniel DeLucca aqui para trazer informações sobre um projeto de lei que está em discussão no Senado.
A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado está prestes a votar um projeto de lei proposto pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), sob relatoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A proposta busca impedir que crianças e adolescentes de até 12 anos acessem as redes sociais, estabelecendo uma série de regras para o uso dessas plataformas e impondo obrigações às chamadas "Big Techs".
O ponto central do projeto (PL 2.628/2022) propõe que redes sociais, como Instagram e TikTok, impeçam a criação de contas para menores de 12 anos e proíbam a publicidade digital direcionada a adolescentes.
O senador Alessandro Vieira destaca que a iniciativa está alinhada com debates internacionais sobre o tema:
"Você tem hoje estudos no mundo inteiro que comprovam o dano que é causado à formação desses jovens, especialmente na etapa de ser criança, até os 12 anos de idade. Quando você transfere isso para a vida real, você não vai deixar o seu filho sozinho numa praça à noite, conversando com qualquer pessoa, interagindo com qualquer pessoa em qualquer ambiente sobre qualquer tema. Nas redes sociais é o que acontece."
Além disso, o texto do projeto impede as empresas de explorarem comercialmente os dados de menores, estabelecendo uma série de obrigações para essas empresas.
Atualmente, o projeto de lei ainda não está na pauta da CCJ, mas há previsão de votação no retorno das atividades parlamentares.
Fonte Original: TudoCelular
Escrito e Adaptado por Daniel DeLucca. Siga-me no Instagram @eudanieldelucca.
0 Comentários